segunda-feira, 30 de maio de 2011

História da Puericultura

A Puericultura foi o reconhecimento de que a criança precisava ser cuidada dentro de padrões científicos para que se tornasse um adulto saudável. Isso aconteceu no fim do século 19 e início do século 20.

Antes não havia Puericultura, nem mesmo o interesse dos médicos pelas crianças. As crianças na idade média eram tratadas como adultos em miniatura, aprendiam as coisas vendo e convivendo com os adultos, sem que esses se preocupassem com seu comportamento na frente dos pequenos. A doença e a morte, que já eram comuns e inevitáveis para os adultos, para as crianças então eram corriqueiras.
 
Com a industrialização, as crianças foram reconhecidas como futuros operários, futuros consumidores e futuros soldados para conquista de novos territórios. Passaram então a ser importantes para os governantes e, a partir daí, a medicina se ocupou deles, levando a ciência a procurar as melhores formas de conservar a sua saúde.

Da mesma forma que os interesses econômicos do capitalismo foram cruciais para o nascimento da puericultura, pais e pediatras devem estar atentos  à continuidade da influência de forças poderosas como a indústria farmacêutica e de alimentos, sobre a puericultura contemporânea. Novas medicações, fórmulas lácteas, vacinas, etc devem sempre ser recebidas com cautela, aguardando novas evidências que ratifiquem sua real necessidade e segurança.
 
 
 
Por:
Fernando de Farias 
Academico de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário