domingo, 22 de maio de 2011

Diabete sob controle!


DIABETES MELLITUS

O Diabete é uma doença silenciosa. Chega quase sem avisar e provoca grandes transformações no estilo de vida do paciente e de toda a família. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano 2000, existiam no Brasil cerca de 4,6 milhões de diabéticos e até 2030, este número chegará a 11,3 milhões. Outro dado importante é que entre os diabéticos, pelo menos a metade não sabe que tem a doença e só toma conhecimento quando surge alguma complicação, necessidade de cirurgias, infecções, estress ou traumas emocionais.

UM HORMÔNIO CHAMADO INSULINA

O Diabete é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue. Esse acúmulo é provocado pela deficiência na produção ou na ação do hormônio insulina. "O diabete é causado ou pela ineficiência (qualidade) ou pela falta (quantidade) da fabricação do hormônio, que pode ser total ou parcial", explica Barcellos.
O hormônio insulina é produzido no pâncreas, órgão que está localizado na região abdominal posterior, próximo aos intestinos. Além de contribuir para o sistema disgestivo, o pâncreas também atua na produção endócrina (de hormônios). A função da insulina é retirar o açúcar (glicose) do sangue e enviá-lo para as células. Quando não há produção de insulina ou a insulina não é eficiente, a glicose se acumula no sangue, provocando a hiperglicemia. "Quando existe excesso de glicose no sangue ocorrem várias alterações, entre elas, aumento da viscosidade do sangue, deposição da glicose em algumas proteínas, maior saída de glicose pelos rins, o que leva pouco a pouco às complicações crônicas do diabete".

SINTOMAS

  • Urinar muitas vezes, inclusive à noite e em grande quantidade;
  • Beber muita água e sentir a boca seca;
  • Sentir fome além do normal;
  • Perder peso sem explicação;
  • Tiver cansaço, fadiga ou sonolência fora do comum;
  • Sentir a visão turva;
  • Perceber o aparecimento frequente de furúnculos;
  • Sentir impotência sexual;
  • Tiver cicatrização difícil e infecções de pele.
                         É muito comum o paciente não saber que é diabético e descobrir a doença quando precisar fazer uma série de exames para uma cirurgia ou outro tratamento. O principal exame utilizado para medir a concentração de açúcar no sangue é o de glicemia em jejum de 8 horas. De acordo com a OMS e a Associação Americana de Diabete (ADA, 2003) valores acima de 126 mg/dl indicam que a pessoa é diabetica.

Fonte: Diabete sob controle: Estrategias e orientações práticas para uma vida saudável: Cínthia Ceribelli .

DICAS: 

                Tendo a abordagem do tema diabete, como seu significado e seus sintomas, basta procurar averiguar se você possui algum destes e se possuir procurar fazer o teste laboratorial, que é o de glicemia de jejum de 8 horas, que é realizado através de um exame de sangue, verificando o nivel de glicose no sangue.
Espero que tenham gostado dessa primeira postagem e dentre em breve teremos novos assuntos aqui!!!!

Fernando de Farias
Academico de Enfermagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário